INFÂNCIA#1

Publicada por Marinho em 29 - Mar - 2009

Uma infância feliz dura a vida inteira

RECREIO

Publicada por Marinho em 31 - Mar - 2009

Recreius Vulgaris numa Escola Masculina

HI-TECH 1

Publicada por Marinho em 6 - Abr - 2009

Às armas

HI-TECH 2

Publicada por Marinho em 8 - Abr -2009

Caça grossa

Vick e o Grande Rapto

Publicada por Marinho em 9 - Abr - 2009

Actividades de tempos livres

OMOMV, o Planeta Rock

Publicada por Marinho em 15 - Abr - 2009

Eu, com o casaco assertoado do casamento do meu pai, o Slowhand e su camisa blanca, os outros, pelo menos penteados iam, o Rollerando a cavalgar o bacalhau e o Violinha a olhar para cima, concentrado, a ver se ouvia algum helicóptero

Strange, o Plutão do Rock

Publicada por Marinho em 16 - Abr - 2009

O sucesso dos OMOMV, apesar de meteórico e sobretudo metafórico, deixou-nos inebriados. Afinal aquilo de ser rockstar não tinha nada que saber: um par de tintins, uma cena qualquer na mão para não coçar os tintins, uma grade de minis e duas charruas.

Infância #1

Publicada por Marinho On 29.3.09

“Uma infância feliz dura a vida inteira” é uma frase que repito profusamente, nas aulas, em casa, sempre. Veio-me mais uma vez à boca ao ler o comentário do meu querido amigo PM (abração, man) denunciando a brancura da minha bata na Escola Primária Masculina Nº3. Já agora, o facto de estar à frente tinha a ver com o facto de ser cegueta como uma toupeira. Pode assim dizer-se que foi a miopia que me transformou no “marrão” da turma e me desviou da pré-delinquência em que todos os outros já marinavam.

A minha infância foi inaugurada em Lisboa, mas tirando uma queda de um 1º andar para espreitar a Lambretta de uma vizinha (acho que estava apaixonado pela vizinha e não pela mota), queda essa que me permitiu partir os dentes pela 1ª vez, não me recordo de quase mais nada dos meus primeiros anos de vida.

Assim, posso dizer que a minha infância, aquela que eu guardo, começou no 1º dia de escola. Todos de batinha imaculadamente branca e monogramada, penteadinhos e a estrear sapatos novos, acompanhados das respectivas progenitoras, conduzidos pela menina Angélica, íamos entrando mais ou menos receosos numa sala de aula que, aos 6 anos, me pareceu enorme. O senhor professor (na altura as pessoas tratavam-se por extenso, não havia cá modernices nem abreviaturas), imponente, voz rija, explicava-nos que a nossa vida passaria, a partir daquele momento, a ser governada pela Carolina: uma régua de mogno, com diversos entalhes relativos às vítimas abatidas, com cerca de 50 cm de comprimento por 3 de espessura e 2 kg de peso. Os critérios de avaliação foram-nos muito bem explicados: quem der mais de 2 erros no ditado tem um spanking date com a Carolina; quem errar nas contas, pagará o prejuízo com as palmas das mãos; quem mijar fora do penico, arrisca-se a conhecer todo o arsenal do senhor professor: a já citada Carolina, uma cana de longo alcance, a pinça de orelhas e o poderoso estaladão de mão aberta. Foi nesta altura que o Palminhas se mijou todo pela primeira vez.

Passados os primeiros dias de recruta, rapidamente aprendemos que viver na escola podia ser tão divertido como tudo o que fizéramos antes. E aprendemos imenso. Principalmente nos recreios e nos percursos casa-escola-casa. A parte pedagógica resume-se em poucos acontecimentos: apresentação dos TPC – distribuição de penas; cópia com desenho – mais umas estaladas e uns puxões de orelhas; ditado – 45 minutos de reguadas (havia pessoal que tinha mais de 50 erros por ditado; ora, 48 reguadas x 20 segundos por cada uma... bem, é fazer as contas); recreio (capítulo à parte); aritmética – mais porradinha; procedimento para a saída: cana por cima das orelhas e resposta rápida à questão, “8 x 6 ? Haa... 77!”, tau! “Ficas aí, que eu já cá venho outra vez”. E nós a vermos o pessoal que acertava a bazar, esperando que as 13h chegassem depressa e que o professor estivesse com fome. Tirando isto, pouco mais havia de relevante, a não ser as Provas (com factores adicionais de stress, como o manejo de uma caneta de tinta permanente e a gestão dos borrões), o termos que cantar músicas do Festival para podermos sair mais cedo (foi aí que se revelaram talentos como o Nogueira – mas esse já era irmão da Pandeireta, era genético – o Silvério – que tinha a melhor interpretação do Calhambeque – e o Rivotti, que iniciou aí a sua carreira artística.

Ainda dentro da sala de aula, alguns episódios merecem referência, pela sua relevância para o processo ensino-aprendizagem:

· a criatividade no uso dos materiais. O Rui Fafia “– Oh esnhor prufxor, poxir à cccasa de vanho, faaxavor?” O professor: “ – Faz na bota.” E o Rui, que talvez trouxesse os botins de borracha por causa disso, depois de sacudir a última gota, retomava: “ – Xástá! Poxir espejar?”

· As desculpas do Chiba para os proverbiais atrasos. “Fui ao leite!”, utilizada 346 vezes. “Fui ao pão!”, utilizada 2 vezes.

· As bolachinhas que o Janita levava para distribuir pelo people enquanto os cristãos eram sacrificados no estrado.

· Os planos do Diamantino para chegar à França de patins.

· As demonstrações de carinho do Marreco pelo professor: “senhor professor querido, não me bata mais.”

· As sessões de dinamização da leitura promovidas pelo Martelo: revista porno numa mão, cenaita na outra, o professor a chegar-se por trás dele e a agarrá-lo pelos fundilhos arrastando-o até ao cadafalso.

De todo o modo, balanço feito, penso não faltar à verdade reconhecendo que tivemos um grande professor, que nos ensinou bem, que sempre sentimos como justo, mais do que justiceiro, e que, apesar da facilidade com que transformava a nossa ignorância em consequências físicas, não nos deixou outras marcas para além do profundo respeito e boa memória.

Até jazz, para próximos capítulos.

0 Response to "Infância #1"

Enviar um comentário

    Visa Drone

    Orquestrada - Oxalá Te Veja